Psiquiatria, tratamento multidisciplinar e saúde mental

Ciclo sono-vigília
Não tome benzodiazepínicos ou drogas…

O Transtorno de Insônia é diferente da insônia como SINTOMA secundário a uma doença, como por exemplo transtornos da saúde mental, distúrbios hormonais e apneia…

Saiba mais
Insônia
Abordagem da Insônia com Estratégias…

A Higiene do Sono deve ser a primeira abordagem para os pacientes que apresentam queixa de insônia ou sono com qualidade ruim, não reparador. Os…

Saiba mais
TDAH
TDAH na infância e adolescência…

O que é o TDAH? TDAH é uma sigla para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Trata-se de um transtorno neuro-comportamental com quadro clínico…

Saiba mais
Aceitação social e Autismo
Autismo: o mundo de outra…

O Autismo ou, mais corretamente, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem sido cada vez mais falado nas mídias sociais e até em séries…

Saiba mais
Abraço virtual
É proibido abraçar!

Em tempos de pandemia do COVID19, o abraço tornou-se proibido e perigoso. Estamos impedidos de usar esse recurso terapêutico para nos fortalecer mutuamente, justamente em…

Saiba mais
Saúde em tempos de pandemia
Saúde Mental na Pandemia do…

Durante a epidemia de síndrome respiratória aguda de 2003, os serviços de internet e smartphones não eram amplamente disponíveis como hoje. Assim, os serviços online…

Saiba mais
Cannabis medicinal como nova alternativa de tratamento no Brasil
Tratamento com Cannabis Medicinal em…

Recentemente o tratamento com cannabis medicinal foi aprovado no Brasil, trazendo esperança para muitos pacientes da psiquiatria que não tiveram melhora com os tratamentos já…

Saiba mais
Fobias Específicas
Fobias Específicas | Tenho medo…

☝️Tenho! Medo de baratas 😢 E você? Tem alguma fobia específica? 🕷É comum a presença de múltiplas fobias específicas, na maior parte das vezes de…

Saiba mais

Dra Carolina Petrus | Médica Psiquiatra | CRM 82330/RQE 46822

AGENDAR CONSULTA ONLINE


Não tome benzodiazepínicos ou drogas Z para tratamento de Transtorno de Insônia

Ciclo sono-vigília

O Transtorno de Insônia é diferente da insônia como SINTOMA secundário a uma doença, como por exemplo transtornos da saúde mental, distúrbios hormonais e apneia do sono.

  • O Transtorno de Insônia trata-se de um prejuízo PERSISTENTE no início, duração, consolidação ou qualidade do sono.
  • Deve ocorrer mais de 3 noites por semana e por mais de 3 meses.
  • Afeta de modo negativo áreas da vida pessoal e ocupacional da pessoa.

Os sintomas persistem mesmo em condições adequadas de conforto e silêncio. Não é mais bem explicado por outros diagnósticos, como transtornos de ansiedade ou depressão.

É comum que as pessoas com o insônia apresentem comportamento de resistência em ir para cama e dificuldade para dormir sem interferência de um terceiro, como o pai ou a mãe. No caso de crianças, esses comportamentos são mais nítidos.

Os adolescentes e adultos muitas vezes desenvolvem outros comportamentos para fugir da cama ou do sono, como dormir no sofá, fazer uso excessivo de telas (televisão e celular) e comer de madrugada.

Apesar do principal sintoma aparecer a noite, com a dificuldade de ter um bom sono, a insônia também afeta os pacientes durante o dia. Podem ocorrer sintomas de alteração de humor, queda na produtividade, desmotivação e aumento da frequência de erros por desatenção.

Indico abaixo o vídeo do canal do YouTube “Saúde da Mente” com o Dr Marco Abud explicando muito bem os riscos do tratamento prolongado da insônia crônica com o uso de benzodiazepínicos (clonazepam e diazepam), e drogas Z (zolpidem).

O Tratamento do Transtorno de Insônia

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é a primeira escolha para o tratamento da insônia crônica.
  • É necessário ter uma rotina de atividade física regular, pelo menos 3 vezes por semana.
  • Alimentação saudável
  • Ambiente confortável para dormir

O tratamento medicamentoso não é a primeira escolha e é melhor quando realizado por médico competente para avaliar e tratar distúrbios do sono.